13 de janeiro de 2011

Lembrar os poemas da ESL seleccionados para o Concurso "Faça lá um poema 2010" (I)

Em 2010, a ESL participou no Concurso Faça lá um poema, promovido pelo Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, apresentando 3 poemas por cada nível de ensino, de acordo com o limite máximo de trabalhos estipulado no Regulamento, regra esta que foi alterada para a edição de 2011. Vamos aqui lembrar esses poemas, enquanto aguardamos pelo envio dos trabalhos para o concurso deste ano:

Boneca de Trapos  
O tecido da minha pele é fraco, pálido,
Mas cobre a minha carne – algodão macio.
Sou uma boneca, espírito pouco cálido,
Visto trajes do tom mais escuro, sombrio.

A noite toda vagueio perdida, com a alma,
Sinto o imaginário vento bater-me, tão frio!
Sussurro ao meu espírito: já estou calma!
Então voltamos, eu deito-me e sorrio…

Mas continuo angustiada pela má gente
Que nunca agradece, porque é tão ingrata?
Usam-me, estragam-me emocionalmente –
Deixam-me caída, de toda esta vida farta!

Sou a tal pobre boneca: desfeita em trapos!
Que elogiam de meiga e… inteligente (?)
Não sou! Deixo-me ser tratada como farrapos,
Deixo-me cair num conforto fundo e demente!

Mas…como me rendi, como caí em tais braços?
Transformaram em nascente o meu amargo olhar!
Presa ando, a esta dor, com inabaláveis laços,
Deixa-me! – Dia e noite lhe suplico, a gritar…
                                        Judite Leite, 11.º ano (em 2009/2010)

0 comentários:

  © Leituras em Linha | ESL

SUBIR