12 de julho de 2011

Alunos portugueses já compreendem melhor o que lêem

Percentagem de alunos de 15 anos de idade com resultados insuficientes na leitura (2009)

Cerca de 18 por cento dos alunos portugueses com 15 anos têm sérias dificuldades na leitura, apenas conseguindo responder neste domínio às questões mais básicas como, por exemplo, identificar qual é o tema principal de um texto. Um estudo realizado pela Rede Eurydice, que foi divulgado pela Comissão Europeia, dá conta, contudo, que os alunos portugueses estão abaixo da média da União Europeia, o que neste caso é uma boa notícia.
No conjunto dos países da UE, a percentagem de alunos com 15 anos na mesma situação é de cerca de 20 por cento. Androulla Vassiliou, comissária europeia da Educação e Cultura, reagiu assim a este resultado: É totalmente inaceitável que tantos jovens na Europa continuem a não ter capacidades básicas de leitura e escrita. Isso coloca-os em risco de exclusão social, torna-lhes mais difícil encontrar um emprego e reduz a sua qualidade de vida.

O estudo divulgado confirma que o género é um dos factores com mais impacto na aquisição de competências em leitura. Para além do género, o outro factor com maior impacto na aprendizagem da leitura é a origem socioeconómica dos alunos.

No estudo refere-se que as dificuldades em leitura são ultrapassáveis, mas que este sucesso depende em grande medida destas serem identificadas, e adoptadas medidas, o mais cedo possível. Um ensino intensivo e por objectivos, ministrado a nível individual ou a pequenos grupos, pode ser particularmente eficaz, frisa-se.
[via Público]
Ler notícia >>
Estudo publicado pela Rede Eurydice >>

11 de julho de 2011

“Os Meus Livros” – edição n.º 100

A edição de Julho da revista "Os Meus Livros" já está disponível na biblioteca da ESL. Mas esta é um pouco diferente: é a edição número 100! Para assinalar o facto, a revista recorda os livros que, ao longo destes nove anos, receberam a classificação máxima. Pode dizer-se que são, portanto, livros Cinco Estrelas. A lista integral, composta por uma centena de livros, vai conhecer publicação integral, no blogue da revista.

Entretanto, podes encontrar muitos outros motivos de interesse para ler a revista:  entrevistas com Luís Miguel Rocha, Karla Suárez e Onésimo Teotónio Almeida; uma reportagem sobre as bibliotecas de praia (que entram em funções em Julho) e itinerantes; Kyung-Sook Shin, uma das mais importantes autoras actuais da Coreia do Sul, que chega a Portugal com “Por Favor Cuida da Mamã“; ou o “Fado Ilustrado“, uma BD que testemunha os dias da Implantação da República. Além disso, a revista ainda contém as habituais recensões, notícias, tops de vendas, colunas de opinião regulares, pré-publicação do romance “A Guarda Branca“, de Mikhail Bulgakov, publicado pela Editorial Presença, uma crónica de João Palmeiro e muito mais.

Tudo motivos para não perderes esta edição da revista “Os Meus Livros”.

[via Os Meus Livros]

6 de julho de 2011

Entrega dos prémios das Olimpíadas da Leitura 2011


Na passada segunda-feira, dia 4, os alunos da ESL receberam os prémios referentes ao Concurso das Olimpíadas da Leitura 2011. Registou-se, desta vez, a presença dos encarregados de educação, que manifestaram muito orgulho pelos prémios alcançados pelos seus educandos. Para nós, foi muito gratificante recebê-los e sentir a alegria que todos eles irradiavam. Afinal, a escola também é feita de emoções. Um grande bem-haja.
Resultados das Olimpíadas da Leitura 2011 >>
Trabalhos vencedores >>
Notícia de abertura do Concurso >>

3 de julho de 2011

Resultados das Olimpíadas da Leitura 2011

O júri do Concurso Olimpíadas da Leitura 2011 já divulgou os resultados, tendo premiado alguns dos trabalhos dos alunos da ESL, nomeadamente: Andreia Daniela Teixeira Moreira (8.º C) - 1.º LUGAR na modalidade de Prolongamento da História; Pedro Miguel Gomes Pinto (8.º C) - 2.º LUGAR na modalidade de Prolongamento da História; Sara Carvalho (8.º D) – 2.º LUGAR na modalidade de Desenho.
Muitos parabéns.

A edição de 2011 das Olimpíadas da Leitura contou, mais uma vez, com a participação de alunos das três escolas envolvidas na organização do concurso, designadamente a Escola Secundária da Lixa, Escola Secundária de Felgueiras e a Escola E.B. 2,3/S de Airães. Os trabalhos recebidos revelaram qualidade e, sobretudo, reflectiram a leitura atenta das obras propostas. 
Em nome da organização, agradecemos o empenho e generosidade de todos os participantes e dos professores que os incentivaram e apoiaram.

Convidamos-te, agora, a apreciar os trabalhos vencedores:
Resultados do Concurso >>

2 de julho de 2011

Sofia Soares distinguida com Menção Honrosa no Concurso Literário «DAR VOZ À POESIA»

Na sequência da realização da 15ª Edição do Concurso Literário «Dar Voz à Poesia» - 2010/2011, a SOFIA RAQUEL BAPTISTA SOARES, aluna da ESL, do 9º ano, foi distinguida com uma MENÇÃO HONROSA pela participação no Concurso com o poema “Numa Palavra Vida”. 
Amanhã, dia 3 de Julho, serão entregues os prémios, no Auditório do Centro de Arte de Ovar, no âmbito da 22ª Feira do Livro & Multimédia de Ovar.
Este concurso, de âmbito nacional e internacional, organizado pela Câmara Municipal de Ovar e Escola Secundária Júlio Dinis (Ovar), com a colaboração da Escola Secundária de Estarreja, visa divulgar e premiar trabalhos de poesia inéditos, em Língua Portuguesa, e destina-se, a nível nacional, a alunos, docentes, pessoal auxiliar e administrativo e elementos de Associações de Pais de todas as escolas do País; já a nível internacional, dirige-se a todos os cidadãos emigrantes de nacionalidade portuguesa, cidadãos de Países de Língua Oficial Portuguesa e a estudantes/falantes de Língua Portuguesa.
Na sua 15ª edição, o “Dar Voz à Poesia” é já um concurso de projecção e, todos os anos, centenas de poemas são recebidos. “Dar Voz à Poesia” é também o nome da colectânea que reúne todos os premiados e que é publicada de três em três anos, sendo que a V Colectânea deverá ser publicada em 2012.

O poema “Numa Palavra Vida” já foi aqui referido quando foi seleccionado para representar a escola no Concurso “Faça lá um poema”, mas é com muita alegria e orgulho que voltamos a divulgá-lo.
Lista dos trabalhos premiados >>

  © Leituras em Linha | ESL

SUBIR